domingo, 27 de novembro de 2011

O que é a Agenda 21 Escolar?

 

Foi ponderada no decorrer da implementação da Agenda 21 Local, o desenvolvimento de um projecto de Agenda 21 Escolar, o qual constitui um plano de acção para a gestão sustentável das escolas e para a resolução dos problemas sociais, económicos e ambientais, no contexto da comunidade educativa (órgãos de gestão das escolas, professores, alunos, pais e funcionários, entre outros).  A grande meta é alterar comportamentos sócio-ambientais de forma a atingir a sustentabilidade. Neste sentido, a “Agenda 21 Escolar” é uma adaptação dos princípios, definição e objectivos da Agenda 21 Local, sendo que neste caso a comunidade alvo é a Escola.

Agenda 21 Local e Agenda 21 Escolar
Agenda 21 Local e Agenda 21 Escolar
Entende-se que as crianças e jovens de hoje serão os adultos de amanhã, por isso as escolas devem capacitar as novas gerações de cidadãos com as competências necessárias para resolver os problemas ambientais e sociais que se nos deparam a nível global. A sustentabilidade envolve práticas de boa cidadania e uma aposta na conservação de um ambiente saudável para todos os elementos da comunidade.
As escolas podem ensinar esses valores ambientais, sociais e de saúde, que as crianças e jovens irão conservar para o resto da sua vida, ao mesmo tempo que as preparam para os grandes desafios da sociedade. Acresce que a integração desses valores nos currículos, bem como a promoção de um melhor ambiente na escola terão com certeza um impacto positivo no aproveitamento e no comportamento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário