domingo, 27 de novembro de 2011

Agenda 21 de Teresina

A elaboração do Teresina Agenda 2015 teve seu início num evento chamado de Congresso da Cidade, em agosto de 2001 e foi concluída em agosto/2002, quando a cidade comemorava seus 150 anos de fundação. 

O "Teresina Agenda 2015" nasceu de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Teresina e em sua elaboração foram levadas em conta seis dimensões para a construção de uma cidade sustentável: Ambiental, Social, Econômica, Política, Cultural, Urbanística. Foram definidos 16 temas relevantes para o desenvolvimento de Teresina, levando-se em consideração as potencialidades, as tendências atuais e a vocação da cidade.

A sociedade civil foi mobilizada, buscando-se a mais ampla participação, e organizada em uma estrutura que garantisse a representatividade de toda a cidade no processo.

Foi criado o Conselho Estratégico de Teresina, composto por representantes das organizações da sociedade civil e lideranças empresariais, comunitárias, sindicais, estudantis, religiosas, políticas, judiciárias, artísticas, intelectuais, entre outras, com representantes de 223 entidades, e participaram das diferentes etapas mais de 900 pessoas, conselheiros da cidade. 

Estes conselheiros responderam a pesquisa procurando identificar a imagem da cidade e seus principais problemas, participando dos Grupos de Trabalho que realizaram estudos temáticos: dois Seminários Temáticos debatendo o diagnóstico, elaboração de cenários e propostas para os próximos 15 anos, e de duas grandes reuniões do Conselho Estratégico para aprovação dos documentos finais.
O Grupo Consultivo, um subgrupo representativo do Conselho Estratégico, exerceu a função de discutir e aprovar os documentos de síntese do diagnóstico, dos cenários e das propostas para encaminhamento ao Conselho Estratégico de Teresina para aprovação final.

O Grupo de Especialistas, a "alma" do processo, composto de 16 técnicos, um para cada tema, formando Grupos de Trabalho com outros especialistas e realizaram estudos e uma série de reuniões com os diversos atores sociais envolvidos com os temas. Os estudos e discussões levaram à redação de documentos que foram debatidos e aperfeiçoados em Seminários Temáticos, abertos à participação de todas as pessoas interessadas.

Foi elaborado um diagnóstico do município e construídos dois cenários para a cidade, com o horizonte de 15 anos.
Foi realizado ainda um concurso de redação e desenho para os estudantes de primeiro e segundo grau, em todas as escolas da cidade, sobre o tema "A Teresina que queremos em 2015".
Após a conclusão da elaboração da Agenda 21 de Teresina, inicia-se a fase de implementação. Será criado um Grupo de Impulsão para os projetos priorizados. Será realizada pelo menos uma reunião anual do Conselho da Cidade para avaliar o progresso na execução do plano, e revisões completas do plano a cada 4 ou 5 anos.

 
 

2 comentários: